sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Educação Brasileira

Hoje nas minhas lidas diárias vi que a questao da formação continuada na educação brasieira está novamente na mídia.
A questao principal é se devemos aprovar ou reprovar?
Na minha opinião aprovar quem não tem capacidade (e isso, infelizmente no Brasil é medido atráves de Avaliações) é apenas empurrar o problema para frente.
E esse empurrar vai ate quando? Muito bem. Até terminar o ensino Médio, porque as avaliações para Universidades "separariam o joio do trigo".
Ai o Governo me vem com o REUNI, que aumentam em 50% as vagas nas universidades, além de implantar a cota para estudantes da escola pública. Sim, cota para burros, aqueles mesmos que foram empurrados ate o 3º colegial.
Falo os que foram empurrados, porque aqueles que não foram empurrados não precisam de cotas. São aprovados em vestibulares dos mais adversos niveis com seus próprios meritos e com certeza serão execelentes profissionais no futuro.
Ai nao tem como mais empurrar, já está totalmente empurrado com estudantes de Medicina que não conseguem preencher uma receita, estudantes de direito que não são capazes de redigir uma petição, estudantes de Engenharia que tropeçam cruelmente na matemática básica.
Noticiario de prédios caindo por terem sido mal projetados, médicos esquecendo tesouras dentro de uma paciente, caixa dois sendo feito "sem eira e nem beira" serão mais comum em um futuro próximo.
Deixo aqui duas sugestões para uma mudança nesse panorama: Formação Continuada sim, mas para os professores que também começam ser aqueles que foram empurrados e principamente mudanças nos metodos de avaliações desde do ensino basico.

Por ultimo, aumentar as vagas em Universidades pode ser uma otima solução a curto prazo, mas uma catastrofe nacional a longo prazo.

WELCOME TO BRAZIL!!!!!

Um comentário:

  1. Bom, concordo com uma coisa, com certeza se eu tivesse me empenhado mais no colegial e não tivesse sido tão preguiçoso, talvez tivesse conseguido entrar em uma faculdade pública e não ter que pagar. Esse retrato que eu tive muita gente tem igual. Maior parte das coisas que você comentou eu assino embaixo, já outras, precisaria de mais tempo para discussão.

    Att,
    Filemon Junior

    ResponderExcluir