Vou transcrever um pedaço da última homilia do Pe. Bruno, aqui de Maringá-PR, sobre a dinâmica do pão.
![]() |
Todos nós sabemos que um ovo que não entra na massa do pão não vira pão, fica sendo um ovo... para ser pão tem que estar na massa. Assim é a Santa Missa. Para participar da comunhão do pão precisamos estar na massa.
Mas como fazer parte da massa do pão? É simples, chegando antes do início da missa. Só participa da massa quem chega antes na missa, se acomoda, silencia o coração para estar preparado para ser pão.
Chegar depois do sinal da cruz, nos tornamos apenas mais um ingrediente que participa do momento devocional da Santa Missa, comunga o pão, mas o efeito de ser pão, fazer comunhão, não chega a quem é apenas um ingrediente.
Fica claro que a Santa Missa é mais que um momento devocional, é um ato de comunhão, de tornar-se pão. Deixar Cristo Eucarístico fazer diferença na semana que se aproxima.
Mas, o mais importante, é o sentimento que temos quando nos atrasamos para a celebração eucarística. Fica faltando alguma coisa.
Portanto tentemos chegar um pouco antes na celebração eucarística, nos concentrar e nos preparar dignamente para fazer parte do pão. Fazer com que o Pão Eucarístico nos faça ser diferente para cada um que encontramos...
Até o segundo episódio.... Comentem, compartilhem...
Nenhum comentário:
Postar um comentário