terça-feira, 14 de julho de 2015

Santa Missa - Episódio 1 - Dinâmica do pão

Através de alguns pedidos vou fazer uma série da explicação de cada passo da Santa Missa. Então vamos começar do começo, ou melhor antes do começo.

Vou transcrever um pedaço da última homilia do Pe. Bruno, aqui de Maringá-PR, sobre a dinâmica do pão.


Todos nós sabemos que um ovo que não entra na massa do pão não vira pão, fica sendo um ovo... para ser pão tem que estar na massa. Assim é a Santa Missa. Para participar da comunhão do pão precisamos estar na massa.

Mas como fazer parte da massa do pão? É simples, chegando antes do início da missa. Só participa da massa quem chega antes na missa, se acomoda, silencia o coração para estar preparado para ser pão.

Chegar depois do sinal da cruz, nos tornamos apenas mais um ingrediente que participa do momento devocional da Santa Missa, comunga o pão, mas o efeito de ser pão, fazer comunhão, não chega a quem é apenas um ingrediente.

Fica claro que a Santa Missa é mais que um momento devocional, é um ato de comunhão, de tornar-se pão. Deixar Cristo Eucarístico fazer diferença na semana que se aproxima.

E além do mais o catecismo, no n. 2042, explica que existe uma obrigação importante para o cristão católico: ouvir missa inteira aos domingos e demais festas de preceito. Este não é somente o terceiro mandamento da lei de Deus, mas também o primeiro preceito da Igreja.

Mas, o mais importante, é o sentimento que temos quando nos atrasamos para a celebração eucarística. Fica faltando alguma coisa.

Portanto tentemos chegar um pouco antes na celebração eucarística, nos concentrar e nos preparar dignamente para fazer parte do pão. Fazer com que o Pão Eucarístico nos faça ser diferente para cada um que encontramos...

Até o segundo episódio.... Comentem, compartilhem... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário